×

Home A Intertrack Produtos Suporte Contato Blog
Intertrack Tecnologia

Automatização de processos: como usar a tecnologia em seu favor

Um objetivo comum das empresas é otimizar o tempo a fim de ganhar produtividade e obter mais lucro. Para isso, muito se fala em automatização de processos, uma vez que ela serve para tornar as ações humanas mais automáticas e eficazes.

No entanto, muitos empresários têm medo de substituir o trabalho humano por não confiar tanto na tecnologia. Neste post, vamos mostrar porque não é preciso ter esse receio, além de dar todas as sugestões necessárias para sua implementação. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é automatização de processos?

A automatização de processos consiste em uma otimização de tarefas manuais, cujo objetivo é gerar maior produtividade por meio da simplicidade na parte operacional de uma empresa. Com a tecnologia, é possível organizar melhor os processos e reduzir alguns custos e esforços, sendo que, geralmente, essa automação é feita por meio de softwares específicos.

Quais são os benefícios da automatização para uma empresa?

Entre os inúmeros benefícios da automatização de processos, escolhemos alguns principais para explicar para você. São eles:

Maior controle

Automatizando processos, é possível ter um maior controle sobre as tarefas e projetos em andamento na instituição. Assim, fica mais fácil analisar o andamento das operações e rastrear tudo o que é feito pelos funcionários, colaboradores e outros.

Redução de custos

Outra vantagem da automatização de processos é a redução de custos. Isso porque, diminui-se o número de pessoas trabalhando, além de ser possível fazer mais tarefas em menor tempo. Afinal, tempo é dinheiro.

Padronização das tarefas

Essa vantagem pode ser bem exemplificada por um software de disparo de e-mails. Quando essa tarefa é realizada por várias pessoas, pode ser que o horário, a data e outros aspectos acabem não sendo iguais, impossibilitando a perfeição.

Já com um software, o trabalho se torna padronização e as chances de erros são mínimas.

Como automatizar processos?

Chegamos a uma das partes principais: colocar a automatização de processos em prática. Antes de tudo, é necessário mapear os processos da sua empresa a fim de conhecer melhor o que precisa ser automatizado. Sendo assim, estude bastante as operações manuais que podem ser substituídas pela tecnologia.

O segundo passo é definir qual será seu método de implantação da tecnologia, isto é, se o melhor caminho é um software ou um aplicativo, por exemplo. Para implantá-los, consulte uma empresa especializada e confiável.

Com o software “em mãos”, é necessário documentar tudo o que está sendo automatizado. Além disso, registre todos os gastos com a nova tecnologia para calcular o retorno do investimento.

Portanto, é possível notar que a automatização de processos se refere ao uso de tecnologias para gerar benefícios financeiros e operacionais para uma empresa. Como elas são desenvolvidas de acordo com as necessidades da instituição, não é preciso ter medo se elas vão funcionar ou se os dados gerados serão assertivos. Afinal, o software ou aplicativo são exclusivos para sanar as demandas da empresa.

Conseguiu aprender muito com este texto? Então, assine nossa newsletter e receba em primeira mão outros conteúdos do blog!

Voltar

A Intertrack é uma empresa:

A Intertrack é uma empresa de tecnologia, com mais de 10 anos de atuação no mercado, provendo soluções de software e aplicativos com confiabilidade, eficiência e excelência.

Onde Estamos

Rua Belmiro Braga, 668 – Conj. 403 Caiçara – Belo Horizonte – MG

Contato

(31) 2515-2614

Copyright ©2018 Intertrack | Valik Media