Qual opção é mais vantajosa para associações e cooperativas?

Imagine a seguinte situação: você tem um capital para investir e opta pelo segmento de rastreamento veicular. E fez essa opção porque se informou amplamente e chegou à conclusão de que o ramo tem grande demanda devido à necessidade atual da sociedade e do empresariado nos quesitos “economia” e “segurança”. Você também já se conscientizou sobre as exigências, os recursos e as condições do segmento e, agora, está apto a entrar no mercado.

Mas aí surge uma dúvida: “Contratar ou ter a própria empresa de rastreamento? Qual opção é a melhor para minha associação ou cooperativa?”. Essa é a questão sobre a qual você deve pensar e decidir. Vamos ajudar você!

Comparando as alternativas

Uma empresa de rastreamento veicular tem a função principal de monitorar os veículos de empresas, pessoas físicas, frotas, associações ou cooperativas, utilizando para isso softwares e tecnologias atualizadas. Dessa forma, os clientes terão acesso a uma plataforma que abriga os rastreadores, às informações completas, aos relatórios detalhados e ao controle dos motoristas, além de outros dados significativos para a prestação do serviço com precisão e eficácia.

  • Quando você monta a sua própria empresa de rastreamento, todos os processos necessários para isso são acompanhados por você. A aquisição da plataforma (software) de uma desenvolvedora de tecnologia que, por sua vez, possui  servidores próprios ou datacenters contratados, a seleção dos equipamentos corretos, a compra ou a locação do rastreador e do chip de dados, a escolha e o treinamento da equipe para operacionalização da plataforma e para alavancar as vendas e a abertura da empresa propriamente dita, ou seja, a parte burocrática e os trâmites legais. Tudo fica sob a sua supervisão e controle de qualidade, aproximando o processo de suas expectativas como empresário e de seus objetivos no atendimento ao cliente. Sem contar, claro, com o acompanhamento direto de todas as atividades depois que a empresa começar efetivamente a operar. O diferencial dessa opção é que, sendo você mesmo o proprietário, oferecerá um serviço personalizado, sendo o fornecedor da “solução” tão desejada pelo cliente. Nesse caso, você será o dono do negócio e poderá expandir, com a própria marca, a empresa de rastreamento para todo o Brasil e até para o exterior.
  • Já quando você contrata uma empresa de rastreamento, ou seja, que vai oferecer a você o serviço de monitoramento, sua principal e inicial tarefa é a de escolher essa empresa. Para isso, precisa pesquisar muito bem o mercado e verificar idoneidade, experiência, recursos, técnicos que farão a instalação, cuidados nos procedimentos a serem realizados no seu veículo ou na sua empresa, plataforma utilizada (software), estrutura de servidores dessa plataforma ou data center, possibilidades de customização no caso de demandas personalizadas, qualidade de atendimento e suporte técnico e operacional para que todo o processo obtenha o êxito desejado. E, depois, supervisionar a prestação do serviço e verificar se está condizente com as suas necessidades e se o custo-benefício está mesmo valendo a pena. Nessa opção, ao contrário da anterior, você será uma espécie de “usuário final” da solução, já que está contratando uma empresa ou terceirizada.

Agora que você já tem as informações sobre montar ou contratar uma empresa de rastreamento veicular, avalie as vantagens e as desvantagens e tome a melhor decisão para sua associação ou cooperativa. Se ainda assim ficar na dúvida, entre em contato com a gente!

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